A força de trabalho itinerante, criada pela Justiça Federal da 2ª Região com o objetivo de auxiliar a digitalização do acervo de autos físicos ativos das subseções da Justiça Federal do Rio de Janeiro, deu continuidade a suas atividades na Subseção de Nova Friburgo entre 2 e 6 de abril. Na ação, foi digitalizado todo o acervo da unidade que estava disponível, além de processos suspensos que têm maior probabilidade de voltar a tramitar em curto espaço de tempo.

Segundo o coordenador de Planejamento Estratégico e Projetos, André Kemper Baptista, a ‘caravana da digitalização’ (como é denominada a equipe itinerante) recebeu a sugestão do diretor da Secretaria, Marcelo Dante Raad. “Marcelo sugeriu a adoção da estratégia de digitalizar todo o acervo disponível e dos processos suspensos que tivessem maior probabilidade de voltar a tramitar em curto espaço de tempo, em prejuízo dos feitos em que já existia sentença de extinção. Resultado: a digitalização do acervo disponível foi finalizada ao final da quinta-feira, com a geração de mais de 60 mil imagens, podendo a força de trabalho se concentrar em aproveitar os equipamentos para digitalizar o acervo de processos suspensos”, explicou.

Ainda segundo o coordenador de Planejamento Estratégico e Projetos, a caravana foi muito bem recebida na Subseção. “Gostaria de parabenizar todos os servidores e estagiários que se dedicaram enormemente e, em especial, a servidora Jeanine Correa de Abreu Paiva, que é daquelas pessoas que fazem a diferença e trazem à tona o orgulho de trabalhar na Justiça Federal. Um exemplo de iniciativa, boa vontade e eficiência”, ressaltou.

André Kemper destacou também a atuação do servidor Nazário Moreira Júnior, segundo ele, um grande exemplo do que a proatividade pode fazer pelo bem de todos.

“O referido servidor teve a iniciativa de, no final do ano passado, ao saber que haveria a migração para o sistema processual e-Proc, entrar em contato com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região – responsável pelo sistema – e com o Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins – que adotou o e-Proc. Pois bem – continuou -, “Nazário Júnior buscou informações sobre o sistema e voluntariou no sentido de fazer testes no e-Proc. Após inúmeros contatos, a Corregedoria-Regional da 2ª Região liberou o acesso ao servidor, o que possibilitou maior compreensão do sistema e permitiu que Nazário construísse um belíssimo trabalho de tutoria, elaborando diversos manuais sobre o e-Proc e se tornando, após a realização de curso ministrado pelos servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o mais legítimo multiplicador de conhecimento da Subseção de Nova Friburgo”, destacou.

 

Equipe de digitalização em Nova Friburgo/RJ

 

A Justiça Federal da 2ª Região está em fase de substituição do sistema processual Apolo pelo e-Proc, desenvolvido pelo TRF da 4ª Região. A implantação começou pelos juizados especiais federais (JEFs) e turmas recursais (TRs) da Justiça Federal do Espírito Santo, no dia 23 de fevereiro. Já no 23 de março, foi implantado nos JEFs e TRs da JFRJ. Até o final do semestre, o novo sistema estará em operação em todas as especialidades das seções judiciárias e do TRF da 2ª Região. A digitalização dos autos físicos ativos é condição imprescindível para posterior migração do acervo para o novo sistema processual.

Cronograma

Além de Nova Friburgo, mais de nove subseções da SJRJ já estão agendadas (Leia, na íntegra, o Ofício TRF2-OCI-2018/00027). O TRF2 e a direção do Foro da SJRJ criaram uma força de trabalho itinerante para auxiliar as subseções. A equipe vai levar equipamentos e treinar os servidores que vão digitalizar o acervo de autos físicos ativos de cada unidade judiciária. A equipe itinerante vai permanecer por cinco dias em cada subseção, conforme ofício da Corregedoria encaminhado aos respectivos magistrados. Para viabilizar a atividade, foram disponibilizados pela Corregedoria equipamentos de digitalização e apoio técnico.

Com informações do Núcleo de Comunicação Social da SJRJ