Servidores do TRF2 e das Seções Judiciárias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo que prestam suporte aos usuários e que atuam como multiplicadores no âmbito da Justiça Federal da Segunda Região estão tendo, de 5 a 8 de fevereiro, no auditório do Tribunal sediado no centro do Rio, a oportunidade de conhecer detalhes da estrutura, funcionamento e recursos do sistema processual eproc, que será adotado pela Justiça Federal da 2ª Região.

A capacitação permitirá que os participantes possam operar o eproc utilizando-se das suas principais ferramentas; possam prestar suporte a usuários internos e externos para operar o sistema e realizar os cadastros iniciais necessários à utilização do sistema processual; além de atuarem como multiplicadores e agentes de capacitação para outros usuários da área fim. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelos servidores Ivan Scarparo Forgearini e Vinicius Seffrin, ambos da área de tecnologia da informação do TRF4.

 

A partir da esquerda: Vinicius Seffrin e Ivan Scarparo Forgearini (ambos, do TRF4) estão conduzindo a capacitação

 

Plenário

A decisão de migrar para o sistema eproc foi tomada pelo TRF2 no dia 5 de outubro de 2017. Na data, o Pleno aprovou, por unanimidade, o relatório apresentado pela desembargadora federal Nizete Lobato, corregedora-regional da Justiça Federal da 2ª Região, que coordenou estudo sobre as alternativas ao atual sistema processual do TRF2, o Apolo.

A presidência do TRF2 agora submeterá a decisão do colegiado do Tribunal ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), solicitando autorização para implantar o sistema eproc na Corte. Com o sinal verde do CNJ, os tribunais deverão formalizar o termo de cooperação entre as duas Regiões.

Espírito Santo

O eproc começará a operar, em caráter piloto, em juizados especiais de Vitória e turmas recursais do Espírito Santo a partir de 23 de fevereiro. O sistema substituirá o Apolo nas ações novas dos JEFs e TRs da capital.

Serão oferecidos cursos para utilização do sistema no ES:

– Para advogados (OAB-ES): 20/02/2018, das 9 às 11 horas;

– Para procuradores, defensores públicos, entidades (Polícia Federal, INSS, Caixa, Correios e outros): 21/02/2018, das 8 às 11 horas.

Local: Auditório da Justiça Federal (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes 1877, Monte Belo, Vitória/ES).

Inscrições e informações pelo e-mail cursos@jfes.jus.br