A força de trabalho itinerante, criada pela Justiça Federal da 2ª Região com o objetivo de auxiliar a digitalização do acervo de autos físicos ativos das subseções da Justiça Federal do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades na Vara Federal de Barra do Piraí entre 19 e 23 de março. Na ação, foram digitalizados todos os 329 processos físicos em trâmite que estavam disponíveis. A diretora da Subseção é a juíza federal Janaína Siqueira Barreiros Leal.

Segundo o coordenador de Planejamento Estratégico e Projetos, André Kemper Baptista, “a ‘caravana da digitalização’ (como é denominada a equipe itinerante) foi muito bem recebida na Subseção”. André contou com a participação de todos os servidores e estagiários de Barra do Piraí, que se revezaram no trabalho das 10h às 20h para otimizar o uso dos equipamentos de digitalização. Com isso, puderam ser produzidas 113.831 imagens ao longo da semana, superando as expectativas. “Havia estimado uma produção entre 60.000 e 65.000 imagens”, comemorou André.

Ainda segundo André Kemper, foram identificadas diversas melhorias no processo de trabalho anteriormente desenhado, pois o Setor Administrativo da Subseção de Barra do Piraí utiliza um procedimento eficiente, rápido e preciso. “As melhorias já foram documentadas e serão utilizadas na continuidade da caravana e sugeridas à Central de Digitalização de nossa Sede Administrativa”, afirmou. É claro que no início dos trabalhos – continuou -, surgiram algumas dificuldades naturais, mas estas foram superadas graças ao empenho da equipe liderada pela Diretora de Secretaria Luciane Mello D’Urso”, ressaltou o coordenador.

A Justiça Federal da 2ª Região está em fase de substituição do sistema processual Apolo pelo e-Proc, desenvolvido pelo TRF da 4ª Região. A implantação começou pelos juizados especiais federais (JEFs) e turmas recursais (TRs) da Justiça Federal do Espírito Santo, no dia 23 de fevereiro. Já no 23 de março, foi implantado nos JEFs e TRs da JFRJ. Até o final do semestre, o novo sistema estará em operação em todas as especialidades das seções judiciárias e do TRF da 2ª Região. A digitalização dos autos físicos ativos é condição imprescindível para posterior migração do acervo para o novo sistema processual.

 

Equipe de digitalização em Barra do Piraí/RJ

 

Cronograma

Além de Barra do Piraí, mais de dez subseções da SJRJ já estão agendadas (clique aqui para ler, na íntegra, o Ofício TRF2-OCI-2018/00027). O TRF2 e a direção do Foro da SJRJ criaram uma força de trabalho itinerante para auxiliar as subseções. A equipe vai levar equipamentos e treinar os servidores que vão digitalizar o acervo de autos físicos ativos de cada unidade judiciária. A equipe itinerante vai permanecer por cinco dias em cada subseção, conforme ofício da Corregedoria encaminhado aos respectivos magistrados. Para viabilizar a atividade, foram disponibilizados pela Corregedoria equipamentos de digitalização e apoio técnico.

Com informações do Núcleo de Comunicação Social da SJRJ